segunda-feira, junho 13

A Tribuna Ximanga pergunta ao economista do IPEA

Sr. Rogério Bouri,

No último dia 06 do corrente mês o Sr. deu uma entrevista ao Jornal Nacional onde afirma categoricamente que o Estado do Tapajós é inviável em vista da incapacidade de gerar receitas suficientes para fazer frente às despesas. na reportagem o Sr. fala que as receitas orçamentárias do futuro Estado serão de R$ 1,1 bilhão, enquanto as despesas chegariam a R$ 1,9 bilhão, gerando um deficit de R$ 800,00 milhões.

O Analista Tributário da receita Federal, Evaldo Viana, em artigo publicado no Blog do Jeso (www.jesocarneiro.com.br) contesta as suas conclusões e afirma categoricamente que só a título de FPE o Estado do tapajós receberia, hoje, em torno de R$ 2,5 bilhões e geraria uma receita própria de R$ 780,00 milhões, o que totalizaria R$ 3,3 bilhões.

No artigo ele fundamenta e explica em detalhes como chegou aos números apresentados.

Para que possamos melhor esclarecer aos nossos leitores, gostaríamos que o Sr. nos informasse como chegou a R$ 1,1 bilhão de receitas e a R$ 1,9 bilhão de despesas; e também que comentasse os números apresentados pelo Analista Evaldo viana.

Desde já, agradecemos sua atenção, certos de contarmos com a sua valiosa colaboração.

Atenciosamente,

Tribuna Ximanga

2 comentários:

E. Corrêa disse...

Não é a primeira vez que a Rede Globo publica matéria sempre inviabilizando a criação ou comparando com cidades que se emanciparam e continuam vivendo na pobreza, dando a entender que a criação dos estados não seriam o caminho mais viável. Não posso afirmar, mas acho muito estranho, será que a mala preta pra tv ja começou a rolar? Em matéria de "políca suja" (que sempre esteve presente em nosso estado)tudo pode....

Edson Bona (Luanda) disse...

Em primeiro lugar que bom que voces voltaram, fico feliz por espaço que há muitos queriamos.

Hoje resolvir reabrir este blog pois este está no meu favorito, e me deparei com um assunto riquíssimo, de sapiencia, onde dá prazer em ler até o final, embora eu seja leigo e carente da economia do Estado e da Região do baixo amazonas, posso comentar como cabloco dessa região que me deu educação e hoje sou Bacharel em Administrção aqui no Amazonas.

Gostaria de debates desse nivel para tentarmos encontrar a solução para Alenquer, enriquecendo o nosso conhecimeto e ao mesmo tempo nos dando o prazer na leitura.

Não que as informações passada sobre adm local não tenha vália, muito pelo contrário e de suma importancia para o nosso crescimento como cidadão, por isso que eu ainda abro este portal e que dessa maneira irei visitar mais vezes

um forte abraço em todos aí, inclusive na minha família que me enraiza nesta hospitaleira cidade,
ha estava esqucendo, hoje estou com tres irmães aí, uma saíu aqui de Manaus para passar festa de Santo Antonio.